O Clube Recreativo Comercial nasceu da transformação da Sociedade Italiana “Cristóvão Colombo de Mútuo Socorro”, que pressionados por força governamental, na época da 2ª guerra mundial, tiveram que encerram suas atividades, transformando a Sociedade Italiana em Clube Recreativo Comercial. A sede continuou  no mesmo local da antiga sociedade, ou seja Rua Siqueira Campos, nº 20, hoje Rua Expedicionários, nº 144.

A primeira diretoria do Clube Recreativo Comercial foi aprovada por aclamação, assim constituída: 

Presidente – Camilo Palandri;
1º Vice-presidente – Manúncio Zalla;
2º Vice-Presidente – Alfredo Rovai;
3º Vice-Presidente – Dr. Luiz Cassano;
1º Secretário – Orlando Pasquotto;
2º Secretário – Dr. Fernando Mascarenhas;
3º Secretário – José Mandelli; 
1º Tesoureiro – Guido Cussiol;
2º Tesoureiro – Orestes Zalla;
3º Tesoureiro – Luiz Rovai; Oradores – Dr. Oscar Vieira Sampaio, Antonio Alves Lima e Ezzelino Zalla.

No dia 4 de março de 1941, foi lavrada a ata do novo clube, da qual consta a lista dos sócios fundadores.

Em 03 de julho de 1984 a Diretoria da época, sob a presidência de Humberto Augusto Calligaris, adquiriu uma área com 3,0 ha. próxima onde hoje  é o Residencial Pedro Zanella, com a intenção de ser ali construída a sede campestre.

Devido a ampliação do quadro social e exigências de novas modalidades de entretenimento,   a Diretoria que permaneceu nas gestões 92/93 e 94/95, que na época tinha como Presidente Eloy Celso Assumpção Vieira, iniciaram uma campanha  para a construção da tão sonhada Sede Campestre, mas por questão de topografia e tamanho a área inicialmente adquirida foi permuta pela área onde hoje está instalada a Sede Campestre.  Sua inauguração se deu no dia 15 de Outubro de 1995. A gestão seguinte do presidente Humberto Augusto Calligaris deu continuidade ao trabalho com  a conclusão da piscina que foi  inaugurada no dia  20 de novembro de 1999, piscina essa com capacidade para um milhão e cem mil litro de água.

Hoje o Clube Recreativo Comercial mantém, na referida Sede Campestre, além das quadras de areia e poliesportiva, campos de futebol, quadras de tênis, academia de musculação, aulas de ginástica,  natação. Conta Também com um excelente bar e lanchonete, oferecendo conforto aos associados.

O  Clube Recreativo é famoso  em toda a região por seu bailes e demais eventos, destacando-se a Festa a Fantasia, a primeira realizada em toda a região, Noite do Terror, Baile do Havaí,  que reúne mais de 2.500 pessoas e muitos outros eventos que são ali realizados.


DIRETORIA ATUAL

Presidente - Adriano Nicácio de Souza;
Vice-Presidente – Adhemar Andreozi Junior;
Secretário – Márcio Eduardo Goldoni;
Tesoureiro – Sérgio Roberto Paezani;
Diretor Social – Wilson Perin;
Diretores de Esportes – Almir Molon e João Caetano Brunheira;
Diretor de Patrimônio - Walderez Marcon.